sexta-feira, 25 de abril de 2008

O 25 DE ABRIL VALEU A PENA???

O meu avô era comuna e eu herdei-lhe, com orgulho, o feitio soviético. Não sou comuna, mas reconheço a importância dos comunistas na conquista da Liberdade. Sem ela, não poderia estar aqui esta noite, no local onde foi lido um dos comunicados na noite da Revolução, a escrever no meu blogue pessoal.

Recentemente, estive na China e verifiquei que não conseguia aceder ao meu blogue, por exemplo.

Mas o 25 de Abril não serviu apenas para nos trazer Liberdade - algo que muitos confundiram e continuam a confundir com anarquia.

Tinha pouco mais de 6 meses quando se deu a Revolução. Foi algo que não vivi, mas sei que foi importante. O que sei, aprendi por mim. Na escola, pouco ou nada me ensinaram.

A pergunta que se impõe, 34 anos depois, é: o 25 de Abril de 1974 valeu a pena???

Não me arisco a dizer que não. Claro que valeu, mas em parte acho que tem vindo a ser uma oportunidade perdida.

A conquista da Liberdade era fundamental, mas a Revolução não podia resumir-se a isso. Havia muito mais para fazer. E foi isso que, 34 anos depois, ficou por fazer! A Revolução está longe de se cumprir.

O país está longe de ser o sonhado. Muito longe mesmo. Não se desenvolveu. Pelo contrário, as desigualdades são cada vez maiores. A aposta na Educação falhou. O desenvolvimento económico também.

O 25 de Abril valeu e continua a falar a pena, mas depois da Liberdade há muito mais para conquistar... e por este caminho arrisca-se a ser um oportunidade perdida e para sempre falhada.

Não é ao acaso que cada vez mais ouço dizer: «no tempo do Botas não havia nada disto, nessa altura... blá, blá,blá»...

São elogios a uma ditadura que felizmente morreu, mas que, estranhamente, parece deixar saudades a muitos portugueses. Por um lado até os compreendo. Quando aconteceu o 25 de Abril acreditaram. Acreditaram num país livre, mas também num país melhor e desenvolvido. Um país que três décadas depois não existe. Muitos por culpa dos políticos que nos governaram mas também por culpa dos portugueses que não foram suficientemente exigentes com esses políticos e com eles próprios.

Se Abril não se cumpriu (dificilmente se vai cumprir) a culpa é de todos!!!

25 de ABRIL SEMPRE!!!

6 comentários:

NG disse...

"Feitio soviético". Gosto da expressão.

Anónimo disse...

É verdade!!!!

BHS

Anónimo disse...

E de que maneira...

TONY, Duque do Mucifal disse...

Amigo, o Comunismo está embalsamado!

Ana Clara disse...

Bem...fala com o Cluny...que diz que «o comunismo ainda faz sentido nos dias de hoje»... :)
Nao tenho nada contra o PC. Acho, de facto, que teve um papel importante no 25-A, o que me irrita é, muitas vezes, os comunistas chamarem a si e só assim o feito da Revolução. O 25 de Abril não é exclusivo da esquerda e muito menos do PCP.
Beijos.

Anónimo disse...

Não é um exclusivo da esquerda, mas foi em parte por causa da esquerda que aconteceu o 25 de Abril. A mesma esquerda que teve grandes responsabilidades na forma como conduziu todo esse processo.

Quanto ao comunismo estar embalsamado, isso até ser uma verdade em grande parte dos países europeus, mas em Portugal, não é ao acaso que PCP está a crescer, acompanhando a tendência da esquerda. Neste momento o Parlamento é dominado por uma maioria de esquerda de 60%, isto se contarmos o PS como esquerda.

A crise vive-se à direita. O que não deixa de ser interessante!

BHS