segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

FINALMENTE!!!

Até que enfim(!!!), que há uma lei com que concordo. Falo da Lei do Tabaco, ou antes contra o fumo.

Há muito que devia ter sido publicada e posta em prática. Como sempre em Portugal, não foi.

Mesmo assim, considero-a branda. Devia ser ainda mais restritiva. Mas, mais uma vez, como sempre no nosso país, houve falta a coragem para levar as coisas até ao fim. Tenta-se sempre agradar a todos e, depois é o que se sabe.

Confesso que não tenho grandes ilusões. Não acredito que a lei seja aplicada a 100%. Tenho mesmo sérias dúvidas. Para mais, conhecendo o radicalismo e a falta de educação e a falta de respeito pelos outros - porque é disso de que se trata - de alguns fumadores, dificilmente a lei vai ser cumprida.

Por mim deixo o aviso: não vou pactuar com a violação da lei. Sempre que houver um gajo a fumar num sítio onde não pode, vai levar o recado. Mais. Os cafés e principalmente os restaurantes que aceitarem fumadores ou que não cumpram a lei, deixam de ter em mim um (potencial) cliente.

Eles optaram e eu também.

A vida é assim. Cada um faz as suas opções...

11 comentários:

nica disse...

Bom Ano, amigo!
Começámos o ano um bocadinho fundamentalistas, não?...
Ao contrário do que sugeres, não concordo nada com a ideia de que em cada fumador existe um potencial transgressor. Tenho imensa gente à minha volta que fuma, e não ouvi ainda ninguém dizer que vai desrespeitar o que a lei determina.
Uma coisa é não concordarmos com a lei, quase nenhum fumador concorda, outra bem diferente é não a respeitarmos.
Por mim, podes ficar com o teu ar puro dentro do restaurante, enquanto eu vou lá fora, usufruir do prazer que o cigarro me proporciona, enquanto me deixarem... :)

Anónimo disse...

Minha amiga, não acha que é um bocadinho de falta de respeito, para não dizer falta de educação, enquanto outros estão a comer estar a fumar mesmo ao lado???

Já experimentou levar com o fumo do cigarro enquanto toma o seu belo pequeno-almoço no balcão de uma pastelaria qualquer??? E jantar enquanto se leva com o fumo da mesa ao lado???

É, sem dúvida, muito agradável! Exprimente a sensação???

E se quem não fuma tivesse o vício (chato) de andar por aí com uma bisnaga de carnaval a disparar esguiços de água na direcção de quem fuma.

É um vício tão respeitável como outro qualquer, ou sera que não???

Ninguém poderia condenar. Nem há lei para isso!!! É falta de respeito ou educação dar uma bisnagada numa pessoa que está a fumar??? Não vejo, qualquer problema!!! Será que há???? Estranho!!!

Vou experimentar!!!!

nica disse...

Que comparação tão idiota!
Julgava-o mais imaginativo, amigo.
Eu mantenho a minha posição e não vou ceder à pressão, muito menos às suas provocações.
Tal como disse no meu comentário, não pretendo infringir a lei e, se quer saber, até reduzi, e muito, o número de cigarros.
Pagava para o ver andar na rua a bisnagar estranhos... :)

BHS disse...

Eu não estou a provocar ninguém. E não considero a minha ideia nada idota. Plo contrário, é um vício como outro qualquer.

pedro disse...

Espero que as minhas febras grelhadas não estejam a incomodar o seu cigarro eheh

Brunão, olha que até ver a grande maioria dos fumadores está a respeitar. Só apanhei um... mais do que uma vez. Mas os primeiros dias são de tolerância. Depois é a doer.

NG disse...

Bruno: por favor, não escrevas "pelo" sem "e"... Estou mesmo a ver que não é gralha, mas um vício de escrita radiofónica que contrario veementemente em tudo o que escrevo, mesmo para ler.

Quanto ao tabaco, concordo: até que enfim! Vou andar com a lei no bolso.

BHS disse...

Guedes, desde que comeceia ir à depilação deixei de ter pelos. Agora é só p´los... e menistros e outras coisas que se escrevem como se dizem na estação emissora.

NG disse...

Um dia voltarás à escrita de gente grande e terás muita dificuldade em escrever bem. Bem feita!

BHS disse...

Guedes, não concordo. É certo que esta escrita mais gráfica e telegráfica nos dá a sensação de que já não sabemos escrever, mas acho que ainda sei escrever.

NG disse...

Ainda sabes, é um facto. Mas com o tempo arriscas-te a perder essas capacidades.

buggy buggy disse...

Eu sinceramente detesto o fumo do tabaco, e até deixei de sair um pouco há noite, porque fartei-me de chegar a casa, com a roupa a cheirar a tabaco. mas como tudo, é claro que também ñ se deve castigar quem fuma, a saúde e deles e a carteira também, e havendo locais proprios para os fumadores, eles tem mais é que ir fumar para esses locais.