segunda-feira, 21 de julho de 2008

CASTANHEIRA DA SERRA: O PARAÍSO PARA AS FÉRIAS


Perdida na Serra do Açor (Paisagem Protegida), a pequena povoação de Castanheira da Serra esconde-se entre as imponentes montanhas que a rodeiam.
Vitíma do isolamento e da interioridade, fustigada por vários incêndios florestais, esta aldeia do concelho Pampilhosa da Serra, freguesia de Fajão, acolhe, actualmente, pouco mais de uma dezena de pessoas, a maioria idosos.
Longe vão os tempos em que esta aldeia, construída em xisto, era habitada por mais de 50 famílias, segundo relatos dos mais velhos. A fuga para as grandes cidades do Litoral, em especial Lisboa, e a emigração para a França, durante a vigência do Estado Novo, na busca de uma vida melhor, conduziu à, inevitável, desertificação.
No Verão, o tempo parece voltar para trás e em Agosto os filhos da Terra regressam à Castanheira da Serra. É ali que muitos passam as suas férias ou aproveitam para recuperar forças nos fim de semana prolongados.
A beleza natural; o verde, o ar puro; o silêncio e o «bem receber» das gentes da Serra, é o que a Castanheira da Serra tem para oferecer a quem a visita. No Verão pode esperar dias muito quentes. No Inverno, prepare-se para o frio, e por vezes, para a neve. É que a Castanheira eleva-se quase aos mil metros de altura.
Quando visitar esta pequena aldeia, não pode deixar de passar pelas míticas fontes de água pura, fresca e cristalina, escondidas entre um conjunto de imponentes castanheiros centenários (há quem diga mesmo milenáres, devido ao grandioso porte que estas árvores exibem).
A «Fonte dos Namorados», mais reservada e escondida, é ideal para... namorar.
A da «Palaia», ideal para quem quer fazer uma boa patuscada.
O queijo curado de cabra, o mel (puro) e água-ardente de mel ou de medronho são produtos, cada vez mais raros, mas de inegável qualilade, que deve procurar provar quando visitar a Castanheira da Serra.
A chanfana de cabrito, a saborosa broa de milho, as filhós e a tijelada, são alguns dos pratos típicos desta pequena aldeia, inserida na região do Alto Ceira.
Para ajudar a fazer render as pequenas reformas, os poucos habitantes desta aldeia dedicam-se à prática de uma agricultura de subsistência - produção de batata, milho, feijão - e à criação de gado, em especial de cabras.
A Comissão de Melhoramentos de Castanheira da Serra, cridada em 1952, tem tido um papel decisivo e fundamental no desenvolvimento desta pequena aldeia.
Entre os vários melhoramentos realizados por esta colectividade de cariz regionalista contam-se: a construção do ramal de acesso da estrada principal à aldeia; a construção da Casa do Povo - onde todos os castanheirenses se reúnem para beber um café, para dois dedos de conversa, uma partida de Suéca ou, simplesmente, ver televisão - a construção de um campo de futebol de cinco; a construção de uma piscina - equipamento que faz as delícias dos mais novos -; e a construção da rede e tanques de abastecimento de água à população - a água, que existe em abundância na zona e que é captada e armazenada em dois tanques de grande porte, para depois ser distribuída, gratuitamente, por toda a população.
São Tiago é o padroeiro desta pequena aldeia, sendo que as festas em sua honra se realizam a 15 de Agosto. Na pequena Capela de Castanheira da Serra realce para a existência de uma pequena imagem de Santa Goreti, que dizem ter sido trazida de Itália.
Quem visita a Castanheira da Serra, promete voltar depressa ao «paraíso» que encontrou perdido na Serra do Açor.

22 comentários:

NG disse...

Aqui fica um link para algo que se encontra pela Castanheira: ~

http://cabalar.blogspot.com/2005/08/borboleta-na-castanheira-da-serra.html#comments

Anónimo disse...

EHEHEHEHEH.
Há mais link. Com taças de Torneios de futebol e tudo.

Anónimo disse...

Bem escrito primo!

Anónimo disse...

Primo, como é??? Tudo bem??? Vais lá em Agosto???
Um abraço.

BHS

Sof disse...

Venha à Madeira e Porto Santo que jamais ficam atrás de Castanheira!

http://www.madeirahelp.com/calheta_porto_santo_island_0003

Anette disse...

Então e quando é que a malta lá vai?

Sof disse...

http://www.madeirahelp.com/calheta_porto_santo_island_0003

BHS disse...

Minha amigas e titereiras, não duvido que a Madeira seja bonita, mas cada terra com os seus encantos.
Claro, que estão sempre convidados a aparecer.
É colocar o nome da terra no GPS, não sei é se aparece lá. Mas, pelo menos, Côja, a vila mais próxima aparece de certeza. E depois ligarem a dizer que vão a caminho.

TONY disse...

mas é só para as amigas? ou também vale pro's amigos?
eis a questão!

BHS disse...

Meu amigo, é pra menina e pro menino.
Também estás convidado!

Sof disse...

Ah a malta tem direito a estadia e tudo... Diz-me dessas! Quanto custa o bilhete? (tsem contar com o do avião). E vai ter possíveis candidatos a bons pais de familia?

Anónimo disse...

titeiro,
"tu queres ecus"

Anónimo disse...

Caro amigo das 14 h30...

«Titeiro, tu queres ecus».

Descodifica, não percebi nada.

BHS

Anónimo disse...

SABE BEM ONDE QUERO CHEGAR...

Anónimo disse...

OK.
Se tu o dizes...

BHS

Margarida Batista disse...

Pareceu-me ler a descrição (sem tirar nem pôr) da aldeia onde nasceu o meu pai. Fica na serra do Açor, tem os mesmos poucos velhos, que os filhos da terra emigraram todos para fugir às condições inóspitas, mas regressam sempre e tb criaram a dita comissão de melhoramentos (que realizou imensas obras entre as quais o abastecimento de àgua gratuita). A terra é um ponto completamente desmarcado no meio da serra, chama-se Torrozelas, e tem paisagens agrestes, belíssimas, todas as comidas boas que que falas, e tb uns penedos (+ pequenos que em fajão).
Boas férias!

Anónimo disse...

Por acaso não conheço mas vou tentar encontrar da próxima vez que lá for.

Penso que também passes por lá algumas vezes???

É sem dúvida uma zona muito bonita, mas também muito esquecida.

Um bom local para férias e descansar.

Apesar disso, os autracas locais e o Governo parecem estar apostados em lixar aquela bela paisagem.
Vão espalhar asquelas ventoinhas maléficas por toda a serra, destruíndo a beleza natural em benefício dos privados.

Enfim, lamentável....

BHS

Margarida Batista disse...

Pois qd andares a descobrir as faldas da serra, é só subires +4 kms depois de Folques, um passeio bonito na estrada que se encaracola até ao alto...`
matar a sede só nas fontes, não há sequer um café e a "Casa regional", com seus os típicos velhos jogadores de sueca, só abre para o café com cheirinho após o almoço e às vezes o jantar
já não vou há um tempo, desde o último magusto que é uma festa típica da zona, deves conhecer, infiltrei-me no forno comunitário a ouvir as histórias (e as queixas) das senhoras encarregadas da chanfana e das tigeladas

e não sabia das ventoinhas que querem pôr na serra, mas gostava de ouvir resultados optimistas em relação ao aproveitamento da energia eólica antes de lhes chamar maléficas :)
.. até gosto de as ver girar no Oeste agreste, como é uma zona muito ventosa são a substituição moderna dos moinhos desactivados

e já me alonguei na resposta
tudo por causa da costela beirã heheheh

Anónimo disse...

És e serás sempre muito bem vinda a este espaço.

Já vi que partilhamos ideias e sentimentos idênticos sobre a nossa costela beirã do interior.

Quanto às ventoinhas maléficas não gosto reconheço o valor das energias limpas mas não gosto delas ali, porque degradam a paisagem . Fazem poluição sonoro, que vai ser audivel porque vão estar colocadas muito perto da povoação, que viveu até hoje num silêncio repousante. Para além disso, numa região tão deprimida e abandonada estas ventoinhas não vão trazer nenhum benefício a quem ali vive. A luz não vai ser mais barata; as pessoas viram os seus terrenos invadidos e roubados e podem não receber nada porque a Junta de Freguesia e a Câmara se preparam para receber dinheiro que não é deles, dizendo que os terrenos são baldios.
É por isso que estou contra a instalação destas ventoinha que para mim e para quem vive na zona só vão trazer malefícios: vão estragar uma paisagem única; acabar com o silêncio e trazer o barulho a um local onde não havia; e as pessoas não vão ter luz mais barata e ainda vão ficar sem os terrenos que têm sem receberem nada.

Anónimo disse...

Porque é que teimam em chamar os "geradores" de ventoínhas? Será por ignorância ou por gozação?
Deixem de ser "bestas" e pensem no progresso... Qual é o problema? De certeza que alguem se governou e isso é o que importa!
Não sejam invejosos!!! Haja pelo memos espertos naquela parvalheira, porque os inteligentes já sairam de lá há muito tempo.
Àh, é verdade, têm razão... aquilo são mesmo ventoínhas! Pode ser que lhes refresquem as ideias e se lembrem dos "atentados" que cometeram contra a cultura serrana com as moderníces estúpidas que introduziram no montinho de terra que é a Castanheira da Serra.

Anónimo disse...

Castanheira Forever..!

As VENTOÍNHAS não ficam lá bem, mas admito que seja um mal menor...

Cuidado com o que dizem acerca das modernices...! A Castanheira vai tendo o que precisa e tudo lhe tem ficado bem.

É uma terra abençoada por Deus e tudo o que lá está é bem preciso.

No fundo o que lá faz falta é somente... ter mais gente. Caminha para uma desertificação triste.

Aposto que um dia destes quem vai descobrir aquilo vão ser os estrangeiros e aí sim... vai ficar descaracterizada... digo eu.

Mas só nessa altura alguns irão dar valor aquilo que sempre tiveram de mão beijada mas poderá ser demasiado tarde.

sharky disse...

tenho muitas saudades dakele paraiso onde cresci e onde me divertia muito em pekeno, tenho saudades ate de todo o pessoal kom kem konvivi e amizades fiz e k ainda hoje recordo abraços a todos e adorei o blog feito sobre a TERRA MAIS LINDA DE PORTUGAL A "NOSSA CASTANHEIRA" ASSINADO TIAGO MANUEL MIRANDA