sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ESTAO DE VOLTA (APENAS 15 DIAS)





Sou nascido e criado em Lisboa, cidade que adoro. Mas, confesso que pouco ou nada me lembro do Cais das Colunas. Tenho desculpa. O local esteve em obras durante 12 anos, depois do acidente para a construção da estação do Metro no Terreiro do Paço.


Curioso, lembro-me do Tolan (que se tornou mesmo numa atracção turística), um barco afundado, virado de casco para cima, ali mesmo no meio do Tejo, frente à Praça do Poder, durante anos a fio, mas não me lembro do Cais das Colunas, com as ditas, muito menos as duas.

Hoje, elas regressaram ao lugar onde deviam ter estado todo este tempo. Se fosse vivo o grande Torcato exultaria. Se calhar até beberiamos um copo no próprio Cais. Bem no meio das colunas, com a maré cheia e tudo....


Os lisboetas e os que visitam Lisboa vão poder vê-las... mas só durante 15 dias. As obras vão voltar a entaipar a zona. Diz que é por causa da construção de um emissário para evitar que os esgotos de parte da capital vão directamente para o Tejo (que coisa mais terceiro mundista, há anos que isto deveria ter sido feito - Porquê só agora???, quem são os responsáveis pela MORTE DO TEJO???). Mas será que estas obras não poderiam ter sido feitas antes?


TUDO ISTO, É TRISTE... TUDO ISTO É O NOSSO FADO...

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que somos da mesma idade e eu também vivi no centro de Lisboa a centenas de metros do Cais e recordo-me perfeitamente das colunas.
A rodear o cais havia um muro em pedras com uns bancos embutidos, onde eu e os meus primos víamos as vista sobre o tejo depois de percorrermos desde o Rossio até ao dito cais de skate.... em 1980!

Massas

BHS disse...

Ver as vistas??? Tavas a ver era a Camones... que bem te conheço e ainda mais és amigo do Camané.