sábado, 23 de fevereiro de 2008

FALTA DE ÉTICA

Lembrei-me de escrever sobre este assunto (que me irrita bastante), porque acabei de enviar um mail ao responsável do Público On-line a protestar com aquilo a que eu chamo um plágio descarado.

Confesso, ESTOU FARTO!!!

ESTOU FARTO QUE ME ROUBEM E/OU COPIEM NOTÍCIAS SEM QUE CITEM AS FONTES SEM QUALQUER SATISFAÇÃO.

Vou dar três exemplos. O mais recente passou-se com o Público on-line. Logo no dia a seguir às cheias em Lisboa fiz uma notícia, citando um responsável do Inst de Meteo, a dizer que o Norte não tem nenhum radar metreológico.

A notícia passou toda a manhã na rádio. O que fez o Público on-line??? Ouviu e toca a copiar a ideia. Ligaram para o Inst. Meteo e vai de fazer a notícia igual, com a agravante de citarem fontes do Inst. de Meteo, sem sequer as identificar!!!

INACREDITÁVEL!!!

Segundo exemplo. Há uns tempos, ainda antes do Natal, fiz uma notícia sobre o facto de a GNR não conseguir ler os tacógrafos digitais que equipam os pesados.

O que aconteceu a seguir??? O DN copiou a notícia sem citar nada. O Público foi atrás. E ainda há dias, meses depois, a SIC volta dar a notícia como grande novidade.

Terceiro exemplo. O mais escandaloso de todos.

Um dia vou à sede da UGT para uma conferência de imprensa. Saio de lá com uma notícia. Devido ao processo dos dinheiros do Fundo Social Europeu a UGT vai ter de deixar a sede na Rua Buenos Aires.

Porreiro pá.

Chego à rádio e faço a notícia que vai para o ar no dia seguinte. Com declarações do João Proença a confirmar tudo.

24 horas depois... espanto. Manchete do DN: « UGT ABANDONA SEDE POR CAUSA DE DÍVIDAS».

SEM COMENTÁRIOS.

Teria muito para dizer sobre estes três casos que acabo de relatar. Dão que pensar, e muito, sobre o que é a ética dos jornalistas hoje em dia.

Confesso que me senti ROUBADO. Todos os meus amigos dizem que não há nada a fazer. Mas há. Trata-se de plágio. E isso é punível por lei.

As notícias que vos referi até podem ser uma merda, mas pelo menos tive de pensar um pouco para as conseguir fazer. Não tive estar à espera que alguém as fizesse primeiro para que as pudesse copiar depois.

Sempre me ensinaram que quando a notícia não é nossa, se cita quem a deu. É mais facíl copiar. Dá menos trabalho. Isto é revelador de uma enorme falta de respeito para com o trabalho dos outros, de falta de ética e do estado em que está o nosso jornalismo. Um jornalismo onde vale tudo.

No local onde trabalho, e ainda bem, citam-se as fontes das notícias que por incapacidade ou mérito dos outros, não conseguimos dar. Se as rádios invariavelmente citam os jornais, porque razão alguns jornais e jornalistas têm tanto pudor em citar as rádios. Serão menos jornalistas por isso???

5 comentários:

TONY, Duque do Mucifal disse...

o grande problema do jornalismo dos nossos dias é que se abandonou a investigação jornalistica.É mais fácil fazer artigos via plágio ou press-release. com esta cambada de jornalistas, a vida é mais fácil para os assessores de imprensa e Relações Públicas.
Apoio-te nessa luta.
Tens motivos para te sentir prejudicado e roubado.DENUNCIA ESTE CASO EM TERMOS LEGAIS!

BHS disse...

Concordo. Tens toda a razão, infelizmente.

Anónimo disse...

ola trabalho a quatro anos em uma empresa que meu chefe vivi mandando eu se virar com todo tipo de problema. tipo fardamento calçado pequeno ele manda eu me virar pra trocar e viajo muito tudo por minha conta nao tenho nem um tipo de diaria isto pramim e humulhante e falta etica da parte deste chefe.

Anónimo disse...

ola aqui no ceara tem varias empresas de segurança que vivem com falta de etica com seus funcionarios tipo supervisores dando grito na frente de todo mundo so eles e quem tem rasao e nao pagam ajuda de custo pra seus funcionarios que viajam esta faltando a justiça.

Anónimo disse...

nada a ver tudo isso que voce falou cara