terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

PELA GUARDA

Por estes dias estou pela Guarda.

É uma cidade pequena. Com secúlos de história, mas pequena de mais para ser cidade. Espero não estar a ofender ninguém com o que estou a escrever. Mas é verdade.

Cheguei às 2h da madrugada de segunda-feira, depois de três horas de viagem. Acreditam que não vi nem uma pessoa que fosse nas ruas?!?!?!

Isto em Lisboa, no Porto ou até em Coimbra era impossível.

É um reflexo da interioridade. Aqui, infelizmente, pouco ou nada se passa. E também não há nada para fazer. As lojas estão paradas no tempo e vendem roupas, sapatos e outros objectos que ninguém já parece ter vontade de comprar. Há apenas muito frio e pouco mais. O granito e o frio endurecem a vida, mais do que ela já é.

Esta manhã, quando fui dar uma volta pela cidade e visitar a imponente Sé, dei comigo a pensar: «Como é que estas pessoas conseguem viver aqui???».

A cidade é bonita. Mas confesso que não conseguiria viver aqui.
Mas tenho de admitir que posso estar bastante errado. Muito mesmo.

Aqui, podemos ter mais dinheiro, mas não há stresse. As pessoas parecem andar bem dispostas. Comem melhor, dormem melhor. Estão longe de tudo, mas parecem estar também bem melhor.

Tal como a Guarda, há tantas outras cidades neste país que parecem quase não ter vida. Têm, mas é uma vida diferente, a qual estranhamos e à qual não nos conseguimos habituar. É uma vida que não sabemos, não queremos (para já) e não podemos viver!

A nossa vida é outra! Bem diferente!

AINDA BEM QUE HÁ CIDADES COMO A GUARDA E VIDAS QUE SE VIVEM ASSIM!

2 comentários:

TONY, Duque do Mucifal disse...

tu sabes que estudei aí durante 3 anos.garanto-te que nao trocava esses 3 anos por nenhuma faculdade de Lx.Sinta-me livre.tens razao. a cidade parou no tempo.há 12 anos atrás sabia bem andar pelas ruas repletas de historia e de vida de antigamente.infelizmente, o tempo e tudo permanece igual.a unica diferença que encontro é num equipamento - o teatro municipal da guarda.aconselho uma visita.tens uma galeria de arte, um cafe concerto e o teatro com espectaculos quase diarios.é a vida da cidade.
infelizmente, foi essa vida do TMG que me tirou parte da minha vida. se por um lado, já te falei e bem do TMG, por lado guardo-lhe um rancor sem fim.É um sentido dúbio.
Mas no fundo ficarei para sempre agradecida á Guarda pelos 3 anos de curso que me facultou e por ter conhecido aquela pessoa que mais me fez sonhar.
obrigado por este post onde me revi por inteiro.

Anónimo disse...

Camarada e amigo, sinto-me satisfeito pelo facto de te ter feito reviver bons momentos.

Os maus também fazem parte da vida e por mais que os tentemos apagar, nunca o conseguiremos.

A vida é feita destes dois sentimentos dúbios: Os bons e os maus.

Quanto à Guarda, voltarei mais dia menos dia. Pelo menos espero. É uma cidade que merece uma visita mais calma.


BHS