quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SERÁ QUE VAI CONSEGUIR???


Barak Obama é o novo presidente americano.

Dois quase impensáveis aconteceram.

Um afro-americano chega a presidente.

Pela primeira vez, desde que me conheço, o candidato que todo o Mundo desejava ver vencer foi também o escolhido pelos americanos.

Yes, we can! Foi a frase da campanha que levou Obama à Casa Branca.

Mas a pergunta que faço é: Será que vai conseguir???

Ontem, numa conversa profissional com Miguel Portas, o eurodeputado do Bloco de Esquerda ( que também desejava a vitória de Obama) dizia-me: uma coisa é dizer coisas na campanha outra coisa é conseguir vencer o peso da sala oval da Casa Branca.
É que, a maior parte das vezes, quem se senta na cadeira do poder não é quem manda. São muitas as pressões, regras e tradições que não se consegue quebrar.

SERÁ QUE (OBAMA) VAI CONSEGUIR???

5 comentários:

Anónimo disse...

agora vao começar as +pressoes de todo o lado...medio oriente, cuba, crash da bolsa...o que vale é que ele so senta na casa branca no dia 20 de janeiro. tem tempo para estudar todos os dossiers.

mas ó bruno, a primeira barreira os americanos já a tinham vencido...elegeram um actor como PRESIDENTE DA AMÉRICA.
Viva o reagen!

NG disse...

Não vai. E, verdadeiramente, nem sei se quer. Muitos vão acabar desiludidos daqui a uns anos.

BHS disse...

Infelizmente, sou forçado a concoirdar com o Guedes e a cortar com o entusiasmo do Tony.

Também acho que o Obama vai ser um bluff. É um erro a Europa estar à espera de grandes mudanças do presidente dos Estados Unidos. A pressão é enorme.

Anónimo disse...

Obama tem agora muito trabalho pela frente. Pela primeira vez na sua História, a América enfrenta a hipótese do seu próprio declínio económico e, por arrastamento, internacional. Há a crise financeira, mas não há apenas a crise financeira. Um pouco por toda a parte tem-se formado a ideia de que um certo tipo de capitalismo, o anglo-saxónico, está esgotado e que os próximos tempos vão pôr em confronto tipos diferentes de capitalismo. É verdade que Obama não é um utópico e experimentalista, graças a Deus, mas sensato e moderado. Sabe falar e ouvir; vamos ver se também sabe fazer.

Anónimo disse...

O pior é que a crise financeira é o primeiro grande desafio. Se ele o não conseguir resolver , dificilmente consegue resolver os outros.
Ele até pode ser sensato e dialogante mas quem manda são os interesses ( e olha que são muitos) instalados na Casa Branca e os conselheiros e os militares, etc...