quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Scolari, o bicho vai pegar....

Como diria um grande amigo meu: "Está o baile armado".

Depois do jogo de ontem em Alvalade, que acompanhei ao vivo na bancada, Scolari enfrenta um coro de críticas, com muitos a pedirem a demissão do Felipão.

Só agora, depois de ver as imagens na televisão, posso falar em concreto sobre o que se passou. Não posso obviamente dar o meu apoio ao treinador da selecção. Há uma tentativa de agredir. Mesmo que a agressão não tenha sido consumada, Scolari tentou dar um soco no jogador sérvio. Por mim, sendo curto e grosso, já que o fez, ao menos que tivesse acertado. Até porque o jogador sérvio não é nenhum anjinho. Não conseguiu ou não tinha intenção de atingir? Nunca se vai saber.

Acho que a UEFA deve ter mão pesada. Como, por exemplo, aconteceu com um jogador da selecção nacional de Rugby que foi suspenso por 4 semanas depois de agredir um adversário.

A Federação Portuguesa de Futebol também não pode passar ao lado do caso. E tem de punir Scolari. Mas, a UEFA também tem de saber que o golo da Sérvia foi irregular. O marcador do tento está em claro fora de jogo.

Oportunamente, e como era de esperar, surgem agora as vozes ressabiadas de sempre, a maioria delas de pessoas ligadas ao FCPorto, a pedir a demissão do treinador português. Lamentável!!! Essa gente nunca conseguiu engolir o que Scolari conseguiu fazer na selecção nacional. E agora, à primeira oportunidade, toca de gritar: «Demitam-no!!!»


Scolari, foi sem dúvida o melhor treinador da selecção portuguesa nos últimos 40 anos. Não ganhou nada, mas chegámos à final do Europeu. E ficámos em quarto lugar no último Mundial na Alemanha. Vitória moral?!?!?! Pergunto: Alguém fez melhor??? NÃO!!!

Depois, Scolari soube unir como nenhum outro um país em torno da selecção nacional. Há muito que não se viam estádios cheios como hoje. Desde quando é que Portugal conseguia encher um estádio num jogo contra a Sérvia?

Scolari errou. É um facto que a campanha para o Euro 2008 tem sido muito má e o apuramento está em risco. Mas nada justifica na minha opinião a pergunta que todos os meios de comunicação social fazem hoje aos telespectadores, ouvintes ou leitores: «Deve Scolari ser demitido da selecção?».

NÃO!!! Claro que não deve. Scolari errou. Mas não deve ser afastado. Será punido por quem de direito e essa será a sua punição.

Se Scolari sair agora colocariamos ainda mais em causa a possível qualificação para o Europeu.

E depois pergunto: quem seria o escolhido para treinar a selecção???
Não me venham com merdas. Em Portugal não há nenhum treinador melhor. Com excepção de Mourinho, claro.

Será que já ninguém se lembra do Mundial dos Estados Unidos, em que a selecção fez uma triste figura?!; Em que Vítor Baia sem jogar toda a qualificação entrou e jogou o Mundial?!?!?!; Em que se diz que foi posto alho nos balnearios?!?!?! Em que parece que os jogadores foram às meninas antes dos jogos?!?!?!

Ter um treinador português a treinar a selecção é voltar à balburdia. À cedência de interesses de empresários e clubes. É voltar ao antes. Ao tempo em que a selecção não cativava ninguém. Em que os estádios estavam vazios. Em que ficávamos invariavelmente pelo caminho, de fora dos mundiais e dos europeus.

A escolha é esta: Voltar atrás ou seguir um caminho que tem sido de sucesso.

Apesar de difícil, acredito que Portugal vai ser apurado para o Europeu. Com Scolari no comando, por muito que custe aos que o odeiam.

Para isso algo vai ter de mudar na equipa. Aí a culpa e a responsabilidade são de Scolari.

Uma equipa não ganha quando tem dois ou três vedetas brinca-na-areia, que não passam a bola a ninguém e que insistem em resolver os jogos sozinhos. Falo de Cristiano Ronaldo, Quaresma e companhia, que são excelentes jogadores tecnicamente mas que não são úteis se não jogarem para a equipa. O que actualmente não fazem.

Ao ver um jogo ao vivo - vi os dois últimos na Luz e em Alvalade - a ideia que fica é que não há equipa. Que cada um joga o que sabe e tenta fazer o melhor que pode. Mas não resulta.

Por outro lado, não temos um avançado em forma. Nuno Gomes não acerta com a baliza. Mas, ser assobiado por um estádio cheio de portugueses deve doer lá no fundo da alma.

Sinceramente, acho que o rapaz até se esforça, não sabe mais e tem tido também algum azar.

Certo é que depois da saída de Nuno Gomes, foi notório que as vedetas não conseguiram resolver o jogo. Antes pelo contrário. Portugal ficou sem referência no ataque, perdeu capacidade de luta lá na frente e começou a recuar no terreno porque não havia ninguém para fixar os defesas. Acabámos por sofrer um golo e empatar.

Foi o erro mais grave de Scolari. Foi triste ver o Simãozinho a fazer de avançado no meio das torres sérvias, quando tinhamos no banco um avançado forte e de remata pronto que se chama Hugo Almeida.

Enfim... mesmo assim acredito no apuramento e repito com Scolari.

PS: Às 18h 30 Scolari fala ao país sobre o assunto. Vamos ver no que isto dá.

Sem comentários: